Orientação Nutricional / Hormonal Para Atletas

voltar

Atualmente o uso de suplementos nutricionais está amplamente difundido entre os praticantes de atividade física. Como a venda destes produtos não depende de prescrição médica, o que vemos na prática é que muitas vezes se faz uso inadequado destes suplementos. Como o próprio nome diz, torna-se necessário o uso de um suplemento quando não se consegue atingir as necessidades nutricionais de um determinado composto a partir da dieta habitual do indivíduo. Portanto, partimos do pressuposto que não faz sentido usar um suplemento alimentar se, anteriormente, não houver uma orientação dietética específica e individualizada para a rotina do atleta.  A partir daí, avalia-se a frequência e intensidade de treinamento, bem como os objetivos a serem alcançados com a prática de atividade física, para então selecionar qual o suplemento mais adequado dentre uma vasta gama de produtos existentes no mercado nacional e internacional.

As principais categorias de suplementos disponíveis são: hipercalóricos, hiperprotéicos e termogênicos. Cada um deles, tem uma indicação precisa a depender do que foi exposto anteriormente. Exemplificando, os suplementos hipercalóricos são indicados para fornecer energia rápida para a realização da atividade física, além de poderem ser utilizados para repor o estoque de energia após um treinamento vigoroso, como no caso de um maratonista. No entanto, se não for apropriadamente recomendado por um profissional da saúde pode favorecer o ganho de peso. Já os suplementos hiperprotéicos tem como premissa favorecer o ganho de massa muscular (anabolismo muscular) e reduzir sua degradação (catabolismo), porém para que esta função seja exercida na sua plenitude, deve-se obedecer ao horário adequado para ingesta deste tipo de suplemento, bem como respeitar o fracionamento devido a uma incapacidade do organismo de absorver grandes quantidades de uma só vez. E finalmente, temos os termogênicos, cujo uso não monitorado por um médico pode trazer graves efeitos colaterais como palpitação e elevação da pressão arterial.

Seja você, um atleta profissional ou amador, faça uso de suplemento alimentar de modo responsável, isto é, amparado por uma equipe mutiprofissional composta de endocrinologista, nutricionista e preparador físico.

Ir ao topo

RECEBA NOVIDADES E BOLETINS INFORMATIVOS EM SEU E-MAIL

Alameda Terracota, 185 - Sala 304, SCSul

(011) 4318-8004 / (011) 4232-0297

secretaria@clinicachicoli.com.br

AFILIAÇÕES

© 2016 - Clínica Chicoli - Direitos Reservados.
Design & Development DOCTOR VIRTUAL
Ir ao topo