Instalação de Bomba de Insulina

voltar

O uso de bomba de insulina é uma alternativa de tratamento para os pacientes diabéticos, especialmente os portadores de diabetes tipo 1. Consiste em um sistema contínuo de infusão de insulina de ação ultra-rápida através do tecido subcutâneo, portanto o paciente não precisa mais aplicar insulina várias vezes ao dia, seja através de seringas ou por meio do uso de canetas de insulina. As principais indicações para uso de bomba de insulina são: grandes oscilações nos valores de glicemia, ou seja, variabilidade glicêmica importante; presença de hipoglicemias graves; presença de “fenômeno do alvorecer”, isto é, hiperglicemia em jejum causada pela secreção de hormônios que aumentam a glicemia ao acordar; além da possibilidade de uso como instrumento para melhorar o controle glicêmico pré-gestacão.

É fundamental que o paciente, bem como os familiares, estejam cientes de que o uso da bomba de insulina não significa que o paciente não terá mais que se preocupar em realizar dextros ou em administrar insulina para as refeições, considerando que  a bomba de insulina trabalhará sozinha, de modo independente. Pelo contrário, ela obedece rigorosamente aos comandos do paciente, por isso é essencial que o paciente candidato ao uso de bomba de insulina esteja adaptado ao tratamento baseado em contagem de carboidratos, de tal forma que ele mesmo possa comandar a bomba para fornecer quantidades adequadas de insulina de acordo com a ingesta alimentar. Portanto não significa a cura do diabetes, mas possibilita uma melhor individualização do tratamento; permitindo inclusive, o ajuste de doses de insulina para períodos de doenças/estresse ou mesmo a suspensão temporária da administração de insulina quando em estado de hipoglicemia, desde que a bomba esteja acoplada ao sensor de glicose no tecido subcutâneo.

Na Clínica Chicoli, não apenas acompanhamos a instalação da bomba de insulina pelo profissional da empresa fornecedora do equipamento, bem como ajustamos a prescrição de insulina do paciente para o uso na bomba, além de manter um contínuo seguimento ambulatorial.

Ir ao topo

RECEBA NOVIDADES E BOLETINS INFORMATIVOS EM SEU E-MAIL

Alameda Terracota, 185 - Sala 304, SCSul

(011) 4318-8004 / (011) 4232-0297

secretaria@clinicachicoli.com.br

AFILIAÇÕES

© 2016 - Clínica Chicoli - Direitos Reservados.
Design & Development DOCTOR VIRTUAL
Ir ao topo