Doenças Sexualmente Transmissíveis (HPV)

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são doenças infecciosas transmitidas pelo contato sexual desprotegido (sem uso de preservativo), causadas por vírus, fungos ou bactérias e que afeta tanto homens quanto mulheres. Para cada agente causador das DSTs, existem formas clínicas diferentes de manifestação da doença, variando entre: vesículas (bolhas com conteúdo líquido); verrugas em regiões genitais ou locais onde não há completa proteção pelo preservativo e que foram expostos ao contato pelos agentes transmissores das DSTs; corrimentos vaginais ou uretrais com ou sem odor; lesões genitais com formato de úlceras ou abaulamento inguinal – “ ínguas ”; vermelhidão na região genital; coceira ou dor no local da lesão. Sugere-se que a partir da identificação de algum desses sinais ou sintomas de alerta, deve-se procurar imediatamente o médico urologista/ginecologista para tentar solucionar o problema o mais brevemente possível.

O diagnóstico definitivo varia de acordo com as formas de apresentação da doença, seja através de úlceras, vesículas ou secreção uretral; uma vez que determinados agentes agressores apresentam um padrão de sintomas clínicos, é possível identificar qual agente causador mais provável pela DST em questão e, desta forma, realizar o tratamento mais apropriado, levando a cura, ou ao menos ao controle da doença. Porém em alguns casos podem ser necessários exames mais específicos para o diagnóstico correto do causador da lesão como exames de sangue e até mesmo biópsias, isto é, retirada de fragmentos da lesão para comprovação do diagnóstico.

Para se prevenir, recomenda-se o uso de preservativos (“camisinhas”) durante toda relação sexual e independente do tipo de relação, o preservativo deve sempre ser usado. A probabilidade de contágio com uma DST durante a relação aumenta em pessoas que já apresentam lesões pré-existentes na genitália. Portanto, em qualquer sinal de DST ou dúvida sobre essas doenças, deve-se procurar um médico urologista/ginecologista o mais brevemente possível.

Ir ao topo

RECEBA NOVIDADES E BOLETINS INFORMATIVOS EM SEU E-MAIL

Alameda Terracota, 185 - Sala 304, SCSul

(011) 4318-8004 / (011) 4232-0297

secretaria@clinicachicoli.com.br

AFILIAÇÕES

© 2016 - Clínica Chicoli - Direitos Reservados.
Design & Development DOCTOR VIRTUAL
Ir ao topo