Notícias

voltar

É possível prevenir a crise de cólica renal?

3 de abril de 2016

Estatisticamente, 50% das pessoas que já tiveram um episódio de crise de cólica renal, formarão um novo cálculo renal dentro dos próximos 5 anos. Portanto, o medo de ter cólica renal persegue as pessoas portadoras de cálculo renal, bem como seus familiares, uma vez que existe um forte componente hereditário relacionado à formação de cálculos renais. Estes acometem ambos os sexos, principalmente as pessoas na faixa etária dos 20 aos 50anos e que possuem predisposição genética além de terem hábitos de vida inadequados.

Apesar da lembrança desagradável do episódio de cólica renal, é muito importante saber que existem algumas atitudes e tratamentos que podem reduzir a frequência dessas crises ou mesmo prevenir a formação de novos cálculos renais. Através de modificações de estilo de vida, reeducação alimentar, adequação de vida física individualizada e tratamento medicamentoso é possível interferir no metabolismo de forma a reduzir a agregação de cristais na urina que são a base para a formação dos cálculos renais.

Outra alternativa de tratamento é recorrer as opções de procedimentos cirúrgicos previamente a ocorrência da cólica renal. Ou seja, retirar os cálculos que se localizam dentro do rim antes que eles migrem do rim em direção à bexiga, podendo desencadear a crise de cólica renal. Dentre as inúmeras opções de tratamento cirúrgico disponíveis, destaca-se a pulverização dos cálculos com o uso de laser através de um aparelho flexível, uma vez que essa técnica é considerada a mais moderna e eficaz; além de ser menos invasiva, visto que é realizada pelo canal da urina, isto é, sem corte.

Para maiores informações sobre como prevenir a crise de cólica renal ou sobre o procedimento de retirada de cálculos renais por meio do uso de laser com aparelho flexível, agende uma consulta com Dr. Felipe Chicoli, médico urologista com formação internacional na técnica de ureterorenolitotripsia endoscópica flexível a laser.

Ir ao topo

RECEBA NOVIDADES E BOLETINS INFORMATIVOS EM SEU E-MAIL

Alameda Terracota, 185 - Sala 304, SCSul

(011) 4318-8004 / (011) 4232-0297

secretaria@clinicachicoli.com.br

AFILIAÇÕES

© 2016 - Clínica Chicoli - Direitos Reservados.
Design & Development DOCTOR VIRTUAL
Ir ao topo